O Castelo dos Mouros
Situado numa das colinas da Serra de Sintra, o Castelo dos Mouros é uma grande fortificação militar construída pelos mouros nos séculos VIII e IX, quando ocupavam a maior parte da Península Ibérica e o atual Portugal. Do alto das muralhas do castelo, os mouros norte-africanos vigiavam todo o território que se estendia até ao Oceano Atlântico e ao Rio Tejo, evitando ataques tanto de terra como de mar. Mas o castelo acabou por ser conquistado pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, e pelo seu exército de cruzados cristãos, em 1147.
Ao longo dos caminhos que circundam o castelo, é possível admirar vistas deslumbrantes sobre uma paisagem única, com Sintra e os seus palácios, estendendo-se para além das vastas planícies a norte e do oceano. Se quiser fazer exercício, pode subir as íngremes torres defensivas do castelo ou explorar as suas antigas ameias. A zona envolvente é tranquila e serena. Feche os olhos e imagine um mouro a viver a sua vida no castelo há mais de 1000 anos…
Escusado será dizer que o Castelo dos Mouros está classificado como Monumento Nacional. É também Património Mundial da UNESCO.
O melhor sítio para ficar se quiser visitar o Castelo dos Mouros e a área circundante de Sintra é a propriedade Hedone em Galamares. Fica apenas a 10 minutos de carro do centro de Sintra e a outros 10 minutos do castelo na serra.
Hedone is Home.