Portugal – Setúbal “choco frito”
Setúbal, uma cidade apenas a 50 minutos de carro a sul de Lisboa, é o rei incontestável da famosa iguaria do choco frito. Há literalmente centenas de locais em Setúbal que cozinham o choco típico da região, servido com batatas fritas, salada e rodelas de limão para espremer o sumo no choco frito. O choco é geralmente cozido com alho e louro, marinado em sumo de limão e vinho e depois coberto com farinha de milho temperada antes de ser frito até ficar estaladiço. Uma vez preparado, o choco frito deve ser volumoso, suculento e estaladiço no exterior.
A origem do prato local é atribuída ao pescador que costumava pescar na baía do rio Sado. Segundo a história, ao fim do dia, os pescadores encontravam-se nas tabernas locais para acertar contas, contar histórias e, claro, beber vinho. Nessa altura, os pescadores apanhavam na baía muitos chocos que não podiam ser vendidos comercialmente devido ao seu pequeno tamanho e ao facto de, normalmente, aparecerem meio comidos por peixes maiores. Por essa razão, fritavam todos os pedaços de choco que sobravam e petiscavam-nos nas tabernas, enquanto bebiam vinho. Com o tempo, o choco passou da mesa dos pescadores para os restaurantes mais populares da cidade, até se tornar a principal atração gastronómica de Setúbal.
Depois de um prato de choco frito, uma grande porção de batatas fritas e arroz, e talvez um pouco de salada, há muito para fazer e ver em Setúbal. Se estiver a visitar a área por alguns dias, um local conveniente para ficar é Troia, que fica apenas a uma viagem de ferry ou catamarã de Setúbal.
A propriedade Hedone no Troia Resort está à sua espera… antes ou depois do seu choco frito!
Hedone is Home.